Coordenador : Leonardo Ferreira Kaltner
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388436.2206.73232.17022023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo é aquele que possui interesse na pesquisa acadêmica no âmbito da Linguagem e da Historiografia, sobretudo discentes de graduação e de pós-graduação.
Local de atuação: Virtualmente, através de sala do Google Meet, ou presencialmente, na sala 310-C no Campus do Gragoatá, de acordo com agendamento com discentes.
Objetivo
O objetivo central do círculo de leituras é promover a leitura, a interpretação, a análise e o debate de textos teóricos cujo tema é a Historiografia Linguística. Temos como objetivo utilizar textos em língua vernácula e em línguas estrangeiras modernas, a fim de fomentar a prática de leitura em línguas instrumentais, como espanhol, inglês e francês. A esse objetivo central se acrescem os objetivos de difusão do conhecimento científico, dos instrumentos da pesquisa acadêmica, como fichamentos, discussão de ideias, normas da ABNT e redação acadêmica. As atividades do círculo serão obrigatórias para bolsistas de graduação vinculados ao grupo de pesquisas Filologia, Línguas Clássicas e línguas formadoras da cultura nacional (CNPq/UFF). Dos debates oriundos do círculo de leitura sairão propostas de participação e apresentação em eventos acadêmicos da área, servindo o projeto também para divulgar e criar uma agenda de participação na produção acadêmica. Os integrantes do grupo de estudos também serão orientados no sentido de utilizar a Plataforma Lattes para registro de currículos e de produções vinculadas ao grupo de estudos.
Resumo
O Círculo de Leituras: Introdução à Historiografia Linguística consiste em um projeto de extensão vinculado ao Grupo de Pesquisas: Filologia, línguas clássicas e línguas formadoras da cultura nacional (CNPq/UFF). O objetivo geral da proposta é se organizar como um encontro semanal para a leitura e debate de textos teóricos da área de Historiografia Linguística, com o intuito de difundir esse campo de conhecimento para os interessados. A área de Historiografia Linguística, campo de conhecimento nos Estudos de Linguagem, tem por principais teóricos Pierre Swiggers, Sylvain Auroux e Konrad Koerner, já no Brasil, o GT da Anpoll de Historiografia da Linguística Brasileira congrega os principais acadêmicos da área, sendo também referência o Cedoch/USP. Nos encontros semanais são debatidos textos e obras desses autores e círculos acadêmicos, com o objetivo de divulgar a área e capacitar interessados nesse campo de pesquisa interdisciplinar. As reuniões serão abertas aos interessados, limitando-se o número de vagas a 10, inicialmente. A participação no projeto é obrigatória para estudantes que são membros do grupo de pesquisas, a que a atividade se vincula, sobretudo para bolsistas de graduação e de pós-graduação do grupo. Haverá certificado de participação conforme presença e as reuniões semanais serão às sextas-feiras, de 11 às 13hs, no setor de Clássicas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, ou em sala virtual no Google Meet. Ao final do período, os participantes são incentivados a transformar os debates e discussões conjuntos em produto acadêmico, como artigos para periódicos e apresentações de trabalho em eventos específicos.